JESSEANTENADO

sábado, 26 de maio de 2012

RONALDO FENÔMENO É ELEITO POR ATLETAS COMO MAIOR REFERÊNCIA NO FUTEBOL


Nasceu em uma família de origem humilde. Começou a jogar futebol, mostrou talento e virou a esperança dos pais, que desejavam uma mudança de vida. Foi atuar fora do país, superou lesões, conquistou títulos com a Seleção Brasileira, se tornou o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo e foi eleito três vezes o melhor jogador do planeta. Venceu. Essa trajetória é o sonho de diversos atletas brasileiros. Mas tem apenas um dono: Ronaldo.
Diante de uma história com tantos capítulos de sucesso, não é surpresa que, mesmo após a aposentadoria, o Fenômeno continue como referência dentro e fora de campo. É exatamente isso que revela a pesquisa realizada pelo GLOBOESPORTE.COM e pela revista “Monet” com mais de 300 atletas que disputam o Brasileirão das séries A e B. Um percentual de 30,5% deles apontou Ronaldo como seu maior ídolo. Zico ficou em segundo, com 7,5% dos votos, e Ronaldinho Gaúcho em terceiro, com 3,9%.
A reverência satisfez o craque da Copa de 2002. Ele deixou seu agradecimento aos atletas pela lembrança.
- Estou muito feliz e honrado com o resultado da pesquisa. Gostaria de agradecer aos jogadores pelo carinho e pelo voto de confiança.
Na preferência dos jogadores, Ronaldo não deu espaço nem mesmo para o Rei. Pelé foi lembrado na oitava posição, com somente 2,1% dos votos. Já Messi, eleito três vezes melhor do mundo, terminou na décima colocação, com 1,8%. O curioso é que quando questionados sobre quem consideravam o melhor jogador da história, os atletas nem mesmo citaram Ronaldo, dando o primeiro lugar a Pelé (76,9%), seguido de Messi (18,6%) e Maradona (2,1%).
Mas se não é o talento em campo que faz Ronaldo passar Pelé na idolatria, o que seria? Segundo a professora de Jornalismo Esportivo Patricia Rangel, que escreveu o artigo "Neymarmania: Cultura e mitificação na sociedade midiatizada", o ex-jogador tem características de super-herói para os atletas de hoje em dia.
- Ronaldo passou por várias provações: lesões sérias, problemas em relacionamentos. Tudo isso deu a ele atributos de um herói imortal. É quase uma simbologia de guerra, lutando o tempo todo para vencer. Quando a gente enxerga um herói, não vê coisas ruins nele. Por isso, nada o abala. A imagem dele é imaculada. Virou um mito - disse Rangel.
Declarações dos próprios jogadores confirmam a tese da professora. Para Fred, atacante do Fluminense que esteve com Ronaldo na Copa do Mundo de 2006, o ex-jogador é uma referência de superação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário