JESSEANTENADO

sexta-feira, 14 de junho de 2013

MANIFESTAÇÕES CONTRA AUMENTO DE PASSAGENS DE ÔNIBUS EXPLODEM EM TODO O BRASIL

Protestos contra o aumento da tarifa de ônibus levaram manifestantes às ruas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Na capital paulista, até o fechamento desta edição (às 22h) a movimentação não havia encerrado, e novamente houve confrontos entre manifestantes e Polícia Militar. Alguns motoristas que ficaram parados por conta do confronto  decidiram trancar e abandonar os carros nas vias, e fugiram a pé da confusão
O primeiro confronto começou quando a PM tentou impedir os cerca de 5.000 manifestantes de prosseguir a passeata pela rua da Consolação, no sentido da avenida Paulista. Com isso, houve bombas de gás lacrimogêneo e tiros de borracha disparados contra os manifestantes, que atiravam pedras e outros objetos.  Esse já é o quarto protesto da semana contra as passagens de ônibus em São Paulo. Ontem, as pessoas começaram a se concentrar por volta das 16h, quando já havia grande quantidade de policiais, inclusive fechando o viaduto do Chá, onde fica a Prefeitura de São Paulo, e revistando e interrogando pessoas. Antes mesmo do início da passeata, já havia 30 pessoas detidas.

Anistia

A Anistia Internacional divulgou nota ontem destacando que vê com preocupação o aumento da violência “na repressão aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo”. De acordo com a Anistia Internacional, “também é preocupante o discurso das autoridades sinalizando uma radicalização da repressão e a prisão de jornalistas e manifestantes, em alguns casos enquadrados no crime de formação de quadrilha”.

A Anistia destaca que o direito à manifestação e da realização de atos de forma pacífica deve ser assegurado. “O transporte público acessível é de fundamental importância para que a população possa exercer seu direito de ir e vir, tão importante quanto os demais direitos como educação, saúde, moradia, de expressão etc”, diz a nota.
 NATAL 

Integrantes da manifestação contra o reajuste na tarifa do transporte público coletivo de Natal foram às ruas mais uma vez para protestar. Por volta das 16h de ontem, um grupo de aproximadamente 50 estudantes se concentraram na parada de ônibus em frente ao Carrefour, às margens da BR-101. A intenção do grupo era se deslocar até Parnamirim para promover um ato na cidade vizinha porém, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contiveram a manifestação, sem a necessidade do uso de força policial.

VEJA AS IMAGENS






Nenhum comentário:

Postar um comentário