OPINIÃO
Estados, Municípios e Sindicatos vibraram muito com a conquista desse aumento no repasse para a educação, no entanto, o que preocupa não é o repasse, é como serão aplicados. historicamente no Brasil, sabemos que quanto mais recursos, mais desvios por parte dos espertalhões e, ações ineficazes.
O economista Mailson da Nóbrega em sua coluna na revista Veja, destaca pontos bastante interessantes : o Brasil já despende 5,1% do PIB para a educação, enquanto que os países ricos membros da OCDE, despendem 4,8% e são campeões em testes educacionais no mundo. No último teste educacional realizado pela OCDE, ficamos em 53º lugar de um total de 65 países.
Quem acha que mais aumento resolve o problema, deveria examinar o caso da China. Lá eles despendem menos de 4% do PIB e o seu sucesso economico está ligado diretamente a educação. Nos últimos vinte anos a taxa de analfabetismo caiu de 22% para 5%. Na última década o número de jovens chineses nas melhores universidades do mundo cresceu dez vezes.Com gastos menores que o Brasil, a China avançou em pesquisa e desenvolvimento o que requer pessoal com altíssimo grau de qualificação, para se ter uma idéia do quanto a educação é levada a sério na China, em 2011 ela superou os EUA e o japão em registros de patentes, não é por acaso que sua economia cresce cada vez mais em produtos de alta tecnologia. A china superou a Alemanha em uso de painéis solares. A China é terceiro país a enviar Astronauta ao espaço. Sua estação Espacial será concluida em 2020 e há planos de por um chinês na Lua em 2025.
O Brasil precisa mesmo é de uma revolução no uso dos gastos públicos na educação, ou seja, melhorar a gestão dos recursos, aumentar a qualificação dos Professores e remunera-los bem por desempenho e por méritos.
Se não for assim, nem 10 nem 20 nem 30% do PIB resolve.
Olha o PIB da china em 2010 5 878 629 246 677 ou seja , se eles investem só %4 ou menos , do mesmo jeito é altíssimo. o brasil investe 5,1% e agora vai aumentar para 10,1% , O PIB do brasil não chega nem na metade do da china. é claro que , precisa-se de colaboração dos alunos e professores para que isso de certo. outro setor que precisa de mais investimento é a saúde, que está uma vergonha.
ResponderExcluir