Na década de 80, milhares de garimpeiros de todas as regiões do Brasil, migraram para o Pará em busca da fortuna nos garimpos de ouro em Serra Pelada. De forma rudimentar, o ouro era retirado do solo com o uso de Mercúrio e em condições precárias, com uso de pás e picaretas.
veja as imagens da garimpagem na década de 80 :
No local onde existiu o maior garimpo do mundo, ainda há muito ouro. Em 2013, esse tesouro começará a ser explorado de forma organizada e com uso de tecnologia moderna. Nas próximas semanas, a mineradora Canadense Colossus Minerais que está investindo 700 milhões de reais em Serra Pelada, concluirá a medição da reserva ainda intocada, que escapou às escavações artesanais dos garimpeiros na década de 80. Se o cálculo se confirmar, existe ainda 50 toneladas de ouro a serem extraídos no local, de acordo com estimativas do Ministério de Minas e Energia.
Para retomar a exploração, a cooperativa dos 38 mil garimpeiros da década de 80, tiveram que criar uma parceria com a Empresa canadense. os 38 mil garimpeiros não precisaram fazer nada além de dividir entre si, os 25% dos lucros da operação. Há trinta anos esses homens sonham com a abertura de seu El dorado.
Veja imagens de novas técnicas de extração de ouro que serão usadas em Serra Pelada





Nenhum comentário:
Postar um comentário