JESSEANTENADO

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

DICA DO BLOG PARA ESCOLHER SEU ESPUMANTE NA VIRADA DE ANO


Primeiro : o termo correto para chamar o vinho com bolhinhas é Espumante.
Confira as características básicas:
degustar é diferente de beber. Prestando atenção na aparência, nos aromas, no paladar e na sensação táctil, fica mais fácil saber por que um vinho proporciona mais prazer que outro. As bolhinhas e a espuma são a principal diferença entre um espumante e um vinho comum. Preste bem atenção ao degustar um espumante :

Exame visual : Nos espumantes brancos, a cor mais clara indica juventude, aromas frescos. Já o amarelo-ouro sugere que o vinho têm alguma idade e aroma de nozes, avelãs, frutos maduros. Dica : quanto maior a qualidade do produto, menores e mais numerosas as bolhas. CUIDADO: um copo mal enxaguado pode fazer o espumante parecer choco.

Exame olfativo : Procure distinguir os aromas que sobressaem. Alguns espumantes têm cheiro de limão ou pêssego. Outros lembram nozes, avelãs, amêndoas, pão torrado. Se você souber qual desses dois estilos prefere, ajudará muito o vendedor a indicar algo de seu gosto.

Exame gustativo : Além de reparar no gosto e na quantidade de açúcar, preste atenção à espumatização. Se as bolhinhas não "picam" a boca, o espumante está velho ou é ruim.

Do Blog : Beba com moderação ! he he he he 

Nenhum comentário:

Postar um comentário