Começa o Autor " A função primeira da escola é dar a seus alunos os instrumentos de que necessitam para navegar no mundo : o dominio básico da escrita e das operações matemáticas. Sem elas, é impossível funcionar de maneira autônoma. Depois a escola precisa transmitir aos alunos uma vasta base factual, expondo-os ao conhecimento acumulado pela humanidade. Não apenas porque esse conhecimento é indispensável para o desenvolvimento do raciocínio, mas também porque essa exposição é necessária para que demos às crianças a chance de ter contato com suas reais vocações. É claro que não podemos ensinar todas as inúmeras especialidades do conhecimento humano, mas precisamos abordar as grandes áreas do conhecimento onde estão inseridas grande parte das especializações ( Linguagens, matemática, ciências humanas, ciências sociais, ciências naturais e ciências exatas ). Finalmente a boa escola precisa fazer com que os alunos possam usar esses diversos conhecimentos como ferramentas para desenvolver sua própria capacidade de pensar."
E ai, não é papel apenas do Professor arcar com toda a carga de atribuições que envolve o aluno. A família ( essa principalmente ), a sociedade e o poder público, tem que assumirem sua cota de " sacrifício " por assim dizer.
Não é, nem nunca será, com medidas eleitoreiras e assistencialistas como o famigerado bolsa família ( que tem por objetivo apenas obrigar o aluno a ir a escola ), distribuição de Pendrive, Notebook e outros assistencialismos, que vamos mudar o quadro caótico em que se encontra a educação brasileira.
![]() |
| bolsa familia : um programa meramente eleitoreiro |

Nenhum comentário:
Postar um comentário