'Fiz sem acreditar muito, quando saiu a nota, tive mais esperança', conta.
Ele solicitou ao Conselho Estadual de Educação a entrada na faculdade.
O jovem Tiago Dirceu Saraiva, com 15 anos recém-completados, se surpreendeu na tarde de segunda-feira (14) quando viu a aprovação no curso de medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), no campus de Sobral, interior do Ceará. Quando fez o exame, ele tinha apenas 14 anos. Cursando o 1º ano, ele disputou uma das 80 vagas com mais de 4 mil candidatos.
"Quis fazer o Enem para testar. Fiz sem acreditar muito, quando saiu a nota, tive mais esperança. Me inscrevi no Sisu em Sobral e veio a surpresa", lembra o estudante. "A primeira a ver que fui aprovado foi minha mãe, ela me contou e pedi um momento até 'cair a ficha'. Depois houve muita comemoração", diz o estudante.
Ainda na segunda-feira ele viajou a Fortalezapara solicitar ao Conselho Estadual de Educação o pedido para ingressar na faculdade de medicina. Ele deve fazer uma avaliação no colégio onde estuda para tentar obter um parecer; caso seja aprovado, a escola dispensa o aluno de cursar o restante do ensino médio. O resultado de Tiago sobre o parecer para ingressar ou não na universidade deve ser divulgado na quinta-feira (17). Normalmente, só cursam faculdade alunos que concluíram o ensino médio.
"É um caso muito raro ser aprovado para faculdade cursando o 1º ano, ocorre uma vez a cada três anos na nossa escola. Cursando o 2º ano é um pouco mais comum", diz o diretor da escola onde Tiago estuda, Tales de Sá. "Ele vai fazer a prova, se ele provar que domina o conhecimento do ensino médio, ele é dispensado", explica.
O diretor, no entanto, recomenda que Tiago conclua o ensino médio, cursando o 2º e 3º anos. "Na realidade, eu aconselharia a ele que ele fizesse o ensino médio, para ele amadurecer sem dar saltos, mas ele gosta de desafios então temos que respeitá-lo", diz.
DO BLOG : SE FOSSE EM UM DOS PAÍSES CAMPEÕES EM EDUCAÇÃO NO MUNDO, COMO A FINLÂNDIA, CORÉIA DO SUL OU MESMO A CHINA, ESSE GAROTO SERIA TRATADO COMO GÊNIO E RECEBERIA DO GOVERNO TODA ASSISTÊNCIA FINANCEIRA, INTELECTUAL E MATERIAL, AQUI NO BRASIL, O MEC VAI É CRIAR OBSTÁCULOS PARA ELE INGRESSAR NA UNIVERSIDADE QUE ELE CONQUISTOU COM SEUS PRÓPRIOS MÉRITOS.
MELHOR DIZENDO : AQUI NO BRASIL ESSE GAROTO PERDERIA A VAGA PARA UM COTISTA RACIAL, SOCIAL OU OS CAMBAL...E...

Este garoto, merece muito apoio e incentivo, pois mostrou que "vale a pena ter um objetivo na vida".Os pais do garoto devem ficar atentos e acompanhá-lo no decorrer do curso, afinal estará formado em Medicina, aos 20 anos. Parabéns, Tiago! Que Deus ilumine a tua caminha da que está apenas começando! Dedique-se, seja um vencedor!...
ResponderExcluir