terça-feira, 9 de julho de 2013
EMPLACAMENTO DE CARROS NOVOS AUMENTA NO RN
Quantidade de veículos novos emplacados aumentou 1,94% no primeiro semestre de 2013. A comparação é com o mesmo período de 2012 e, em números absolutos, significa que foram 35.696 novos emplacamentos no Estado neste ano. Os dados são do Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN).
Entretanto, a tendência apresentada nos meses de maio e junho foi de queda, respectivamente de 0,64% e 7,17%.
Analisando os números, o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, afirma que a prorrogação do desconto no IPI contribui. “As pessoas preferem esperar mais um pouco para fazer a compra, já que a isenção foi prorrogada até o fim do ano”.
Em Natal, o aumento no emplacamentos de veículos foi um pouco maior do que o registrado no âmbito estadual, com elevação de 2,50% entre 2012 e 2013. No estado, a frota total atualmente é de 925.839 unidades.
Segundo estimativa feita pelo Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito do RN, a frota de veículos no RN atingirá a marca simbólica de um milhão de unidades durante o período da Copa do Mundo 2014, mais precisamente no final do mês de junho.
Segundo Francinésia Brito de Lucena Azevedo, integrante da equipe de estatística do Órgão, essa projeção havia sido apontada em um estudo realizado pelo Detran/RN em 2011. “O que mais assusta é o aumento exponencial da quantidade de veículos novos no Estado: em menos de dez anos, a frota mais do que dobrou, passando de 407.356 veículos em 2005, para 884.239 no fim do ano passado”, destacou.
Ao falar sobre os dados, o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, ressaltou a importância desse acompanhamento estatístico. “Estes dados são interessantes para que o poder público norteie ações de ordenamento no trânsito e de mobilidade urbana. A desoneração fiscal e a facilidade no crédito provocaram este boom, não apenas no registro de veículos, mas também na quantidade de novos condutores, outro aspecto inclusive que nos preocupa”, colocou.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário