JESSEANTENADO

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O DEGELO NO ÁRTICO : A PROVA DO AQUECIMENTO GLOBAL !


O Ártico é a vítima mais visível do aquecimento global ! A redução progressiva de sua cobertura de gelo coloca a região no rumo de uma transformação sem volta.

Contra fatos não há argumentos : Em 1979 o volume de gelo no ártico era 33000 km³. Em 2013 o volume de gelo é de 22000 km³. O volume de gelo foi reduzido em 33% em 34 anos.
Em nenhuma região da terra os efeitos do aquecimento global são mais perceptíveis que no ártico. A vida na vasta área de 30 milhões de quilômetros quadrados no extremo norte é regida por um ciclo natural de aumento e redução na cobertura gelada ao longo do ano.

As mudanças no ciclo natural de congelamento e degelo são decorrência do aumento da temperatura média em todas estações. No fim deste mês, o painel intergovernamental sobre mudanças climáticas ( IPCC ) das nações unidas, publicou a primeira parte de seu quinto relatório. O capítulo sobre o ártico, do qual se tem conhecimento por um rascunho preliminar que vazou em dezembro, contém indicações que podem levar a um prognóstico preocupante : até 2040, a camada congelada na superfície do oceano ártico deve desaparecer totalmente durante a primavera e o verão.

A dúvida sobre o ártico é a mesma existente a respeito do aquecimento global: a terra não se adaptará sozinha as mudanças climáticas ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário