JESSEANTENADO

sexta-feira, 10 de maio de 2013

DIRETOR ESCOLAR : QUAL O SEU VERDADEIRO PAPEL NA EDUCAÇÃO ?

EDITORIAL : ACHEI MUITO INTERESSANTE O ARTIGO DO ECONOMISTA GUSTAVO IOSCHPE SOBRE OS DIRETORES ESCOLARES NA EDIÇÃO 2317 DE 17 DE ABRIL DE 2013. RETIREI ALGUNS FRAGMENTOS DA MATÉRIA PARA REFLEXÃO DE NOSSOS LEITORES, SOBRETUDO, DOS EDUCADORES.


" Alguns estudos mostram que a maneira como um diretor chega ao cargo é importante: escolas que tem diretor escolhido por processos que envolvem provas seguidas de eleições, ou pelo menos via eleição, têm alunos que aprendem mais, do que aquelas que o diretor é fruto de indicação política. Como costuma acontecer no Brasil, privilegiamos o caminho errado: os últimos dados mostram que 46% dos diretores de nossas escolas chegaram ao posto por indicação de alguém."

" Outro erro que cometemos é imaginar que o diretor é um mero burocrata responsável por administrar as instalações físicas da escola e passar um corretivo nos baderneiros. O bom diretor, porém, faz bem mais do que isso. Renomados autores definem bem as quatro áreas que o diretor deve dominar :
- Capacitação dos professores, Criação de um clima propício ao aprendizado, Envolvimento com a família e Ensino ambicioso visando o ingresso na universidade e em institutos profissionalizantes."

" Pesquisas demonstram que alunos aprendem mais naquelas escolas em que há um clima positivo e onde os professores reconhecem a liderança do seu diretor. pesquisas internacionais ( todas disponíveis em twitter.com/gioschpe ) comprovam que, quando o diretor tem poder para contratar e demitir professores, os alunos tem desempenho melhor."

" Os maus diretores apagam a motivação de ensinar dos professores, que logo contaminam os alunos, e em pouco tempo a escola sai do controle."

" O mau diretor acha que cada professor deve fazer o que bem entender. O bom diretor julga que todos precisam de orientação e que a escola deve ter um padrão."

" Quando um professor sabe que seu diretor está batalhando e que vai cobra-lo, isso é motivador E vice-versa."

" Os maus gestores só se lembram que os pais existem quando precisam culpar alguém pelo insucesso da escola. Eles costumam tratar os pais com menosprezo e distância. Bem diferente de uma marca frequente do bom diretor: ele espera pais e alunos no portão da escola, todos os dias, na entrada e na saída. É uma oportunidade de estreitar o contato com os pais, comentar os problemas do dia a dia antes que cresçam e, simplesmente se colocar á disposição de todos."

DO BLOG : Acrescento a todos esse questionamentos mais um : É ultrapassado pensar que todos os profissionais em educação percebam o mesmo salário. É preciso privilegiar o mérito de forma eficaz e eficiente. Professores que conseguem resultados melhores com seus alunos ( que podem ser medidos através de exames periódicos por disciplina ), merecem ganhar mais como reconhecimento a sua dedicação e a sua qualidade como educador .Professores relapsos e sem compromisso que apenas cumprem sua carga horária, deve ganhar de acordo com seu desempenho. Isso se chama meritocracia. Porém, não estou falando aqui de arremedos de meritocracia. Estou falando de meritocracia plena, ou seja premiar com dinheiro/salário os melhores professores e gestores e quem sabe, até os melhores alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário