JESSEANTENADO

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

GOVERNO DO ESTADO INICIA PRESTAÇÃO DE CONTAS NO INTERIOR DO ESTADO


A Governadora Rosalba Ciarlini deu início neste domingo (15) a uma agenda de fiscalização e prestação de contas das obras realizadas pelo Governo do Estado no interior do Rio Grande do Norte.

A visita começou pela região do Alto Oeste, onde a Chefe do Executivo visitou os municípios de Almino Afonso, Lucrécia e Itaú. Hoje, o Alto Oeste é uma das regiões do estado que mais sofrem os efeitos da maior seca registrada no RN nos últimos 50 anos, já contando com nove municípios em eminência do colapso de abastecimento.

“Estamos construindo aqui obras estruturantes que vão permitir aos moradores o convívio com esse efeito climático que tanto castiga todo o Nordeste”, disse Rosalba Ciarlini, falando para um pool de emissoras de rádio para os municípios de Almino Afonso, Lucrécia, Mesias Targino, Frutuoso Gomes, Serrinha dos Pintos, Portalegre, Caraúbas e Pau dos Ferros. “O Governo do Estado mantém desde março de 2012 um comitê para discutir medidas de combate aos efeitos da seca e agora os resultados vão começar a aparecer. Estou aqui para cobrar isso dos prefeitos”.

A Governadora estava acompanhada dos prefeitos Laurence Amorim (Almino Afonso), Abel Filho (Rafael Godeiro), Olga Fernandes (Martins) e Bernadete Rego (Riacho da Cruz), do deputado federal Betinho Rosado, do deputado estadual Getúlio Rego, da secretária da Sethas, Shyrley Targino, do secretário de comunicação Paulo Araújo, além de lideranças comunitárias e vereadores da região.

SECA

Durante a entrevista, concedida à rádio Comunitária de Almino Afonso, a Governadora lembrou que a Adutora do Alto Oeste já está com 90% da sua obra concluída e será inaugurada até dezembro, ressaltou a importância da ampliação do sistema adutor de Patu, da construção das Adutoras Santa Cruz/Mossoró (que vai beneficiar 22 comunidades rurais na cidade de Apodi), Umari/Campo Grande, da licitação para a construção do sistema de abastecimento de Caraúbas, da ordem de serviço para a construção da barragem Poço de Vara em São Miguel do Oeste, das 3.200 cisternas construídas no estado (1.300 no Alto Oeste) e principalmente da construção da Adutora de Engate Rápido entre Itaú e Pau dos Ferros (que avança num ritmo de 3 quilômetros por dia), evitando o colapso eminente de água que se anuncia para o município.

O aumento do seguro-safra de 20 para 50 mil agricultores beneficiados também foi outro destaque da prestação de contas no Alto Oeste. “Não podemos parar a distribuição da forragem, do milho e da torta para alimentar o gado”. Rosalba também ressaltou que esta é a primeira vez em 51 anos que a Festa do Boi será realizada com o RN exibindo o certificado como área livre da febre aftosa nos animais.

ESTRADAS

A Governadora listou, durante a entrevista, da construção das estradas de Alexandria, de Serrinha dos Pintos, do sistema viário Upanema/Mossoró/Campo Grande e da conclusão da BR 226, ligando Pau dos Ferros a Almino Afonso. “Toda a recuperação desses caminhos do Alto Oeste foi fundamental para tirar a região do isolamento econômico das últimas décadas”, disse a Governadora, lembrando do sucesso da Finecap, feira de negócios realizada em Pau dos Ferros na semana passada.

ESCOLAS

Ainda em Almino Afonso, a Governadora anunciou a publicação, na próxima quarta-feira, da ordem de serviço da reforma da Escola Estadual Clodomir Chaves, uma das mais tradicionais da cidade, e da Escola Paulo Abílio, em Umarizal. Na próxima quarta-feira, a Governadora Rosalba Ciarlini vai anunciar, ao lado da secretária Betânia Ramalho, um pacote de reformas de escolas estaduais em várias regiões do Estado, incluíndo o Atheneu Norte Rio Grandense, em Natal.

SAÚDE

A Governadora também visitou as novas instalações do Hospital Maternidade Abel Belarmino de Amorim. Do diretor Bernardo Cesar, ouviu o agradecimento pelo empenho do Governo do Estado na manutenção e funcionamento da unidade hospitalar. “Já não precisamos mais enviar pacientes para Pau dos Ferros ou Mossoró com frequência de antes”, explicou o diretor. Duas mães com bebês recém-nascidos receberam a visita da governadora e elogiaram os serviços oferecidos pela maternidade.

Rosalba Ciarlini lembrou que o SAMU já chegou a 45 municípios do RN, que o corredor do setor de traumas do Hospital Walfredo Gurgel está vazio há 45 dias depois de um mutirão de cirurgias ortopédicas e ressaltou a diminuição do sofrimento dos pacientes de oncologia, que agora recebem atendimento em Pau dos Ferros e Mossoró.

Em Almino Afonso, Rosalba Ciarlini também prestigiou a II Cavalgada em Honra ao Sagrado Coração de Jesus, organizada pelo Padre George Lourenço dos Santos. “Não podemos deixar essa tradição sertaneja morrer”, disse a Governadora, que foi homenageada pelos 200 integrantes da cavalgada na frente da Igreja de Almino Afonso. O evento equestre faz parte da 111a festa da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. 

Em Itaú, a governadora participou da procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora das Dores, caminhando ao lado dos fiés e do Padre Chagas, paróco de Itaú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário