JESSEANTENADO

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UNIVERSIDADE GRATUITA PARA ALUNO RICO SÓ NO BRASIL MESMO !

EDITORIAL DO BLOG : LENDO UM ARTIGO DE GUSTAVO IOSCHPE NA REVISTA VEJA DE 21/08/2013, COMECEI A PENSAR QUE TALVEZ ELE TENHA RAZÃO : SE OS RICOS PAGASSEM PELO ENSINO NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, ESSE DINHEIRO SERIA REVERTIDO PARA A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA DAS UNIVERSIDADES E ATÉ SUBSIDIAR OS ESTUDOS DOS COMPROVADAMENTE MAIS POBRES ATRAVÉS DE BOLSAS DE ESTUDO.

VEJA ALGUNS FRAGMENTOS DO ARTIGO

" Há um argumento apontado por quem vai contra essa ideia: as universidades públicas não podem cobrar mensalidades porque tudo que é público precisa ser gratuito. Nenhuma dessas pessoas vai aos Correios e espera mandar um Sedex de graça nem passa em Postos da Petrobrás imaginando pagar gasolina com espírito cívico. O fato de algo ser público não tem relação com gratuidade. Se as Universidades públicas cobrassem mensalidades, continuariam defendendo interesses públicos. Na maioria dos Países desenvolvidos, as universidades públicas cobram mensalidades."

" Na realidade, o modelo é simples: institui-se a cobrança de uma mensalidade e quem não tem condições de paga-la procura a sua universidade em busca de abatimento. O desconto pode, inclusive, ser superior a 100%, dando não apenas gratuidade, como auxílio de custo a estudantes pobres."

" Mais decisiva que o valor diretamente arrecadado ou o fim de uma injustiça social em um país tão desigual, a cobrança de mensalidades nas universidades públicas permitiria sanar sérias distorções do nosso modelo de ensino superior. As universidades seriam responsáveis por obter seu financiamento diretamente dos alunos e do incentivo da iniciativa privada para fins de investimentos em pesquisa. Os alunos que não pudessem pagar as mensalidades seriam subsidiados diretamente pelo MEC."

" O que fazer com todo o recurso que seria poupado pelo MEC e pelas secretarias estaduais? Quando comecei a defender essa ideia, há mais de dez anos, sugeria que o dinheiro fosse reinvestido em Educação Básica, à época ainda carente. Hoje, já gastamos em educação básica o mesmo que países desenvolvidos, e está claro que a educação básica precisa de uma melhor atenção. "


DO BLOG: TODOS NÓS SABEMOS QUE AS VAGAS NOS CURSOS MAIS DISPUTADOS, COMO MEDICINA, BIOCIÊNCIAS, ODONTOLOGIA, DIREITO...ENTRE OUTROS, SÃO PREENCHIDAS POR ALUNOS RICOS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. SERIA UMA FORMA DE SE FAZER JUSTIÇA: INVESTIR NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DIMINUIR ESSA DISTORÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário